Nada é mais importante numa construção que projeto galpão.
São esses projetos que definem as estruturas, disposição de elementos, tipos de material, medidas, detalhes e muito mais.
Os projetos que, no fim das contas, definem a qualidade do trabalho executado.
Os elementos do projeto de galpão servem para transmitir a informação necessária ao construtor, executor ou montador, de como construir cada elemento ou conjunto de elementos.
Esses elementos são como subdivisões no projeto. Eles descrevem com detalhes cada etapa e cada conjunto construtivo.
Esses elementos são:
Programa automático de Galpões
Insira apenas algumas informações como largura, comprimento, calcule cargas, e tenha desenhos, listas de material e pranchas com carimbo tudo de forma automática!
A Planta de Cargas é utilizada para a parte da fundação. Com ela é possível calcular qual o tipo da fundação, a profundidade que ela irá atingir, além do dimensionamento dela, sejam sapatas ou estacas.
As plantas de localização visam localizar os pilares e demais elementos necessários para locar e posicionar o projeto de galpão no terreno.
Ela tem a capacidade de ajudar o montador a posicionar com exatidão, cada uma das fundações, e por conseguinte, os pilares da obra. Em caso de obras maiores e vultuosas, é necessário a mão de obra de topografo, para um posicionamento mais fidedigno, evitando erros.
Plantas baixas são desenhos técnicos que servem para representar e localizar os elementos da obra, a partir de um corte imaginário feito à 1,50m do piso.
Resumindo, planta baixa se assemelha ao desenho da vista superior da construção, se desconsiderarmos a cobertura.
As plantas baixas simples são, como o próprio nome indica, plantas baixas como as do projeto arquitetônico, no entanto, são feitas de uma forma mais simples.
O que pode facilitar o entendimento por pessoas mais leigas, além de serem de fácil acesso.
Os detalhes de ligações são uma particularidade de projetos de galpão.
Esses detalhes mostram a fundo como cada ligação se comportará, quais as distâncias e elementos importantes para fielmente reproduzir o que está em projeto, além de determinar materiais pequenos demais para serem representados em outros pontos do projeto.
O memorial descritivo e de cálculo, é como se fosse um desenho e uma planta, só que em form de palavras.
No memorial descritivo, são apresentadas as características gerais do projeto.
No memorial de cálculo, são mostrados os cálculos que levaram ao dimensionamento final do projeto.
As tabelas e notas são informações reduzidas dos memoriais descritivos, e muitas vezes eles substituem os memoriais, por que o projeto de galpão não necessita de maiores informações.
As notas tratam sobre os detalhes construtivos, melhores práticas, normas a serem seguidas entre outras muitas coisas que o projetista deseja pontuar.
As tabelas, geralmente trazem resumos variados. Resumos de quantidades de material, de volumes, de quantidades de esquadrias, etc…
Programa automático de Galpões
Insira apenas algumas informações como largura, comprimento, calcule cargas, e tenha desenhos, listas de material e pranchas com carimbo tudo de forma automática!
Obtenha mais de 1500 arquivos de estrutura metálica!
Faça o download de mais de 1500 arquivos, entre projetos, pranchas, listas de material e muito mais! Projetos de galpões, mezaninos, estruturas metálicas, portões, serralheria e muito mais...
Todas as imagens deste artigo foram obtidas em nossos produtos, projetos ou programas. Eles estão disponíveis para download clicando no botão abaixo
Magis Treinamentos LTDA
AD MAJOREM DEI GLORIAM
® 2022 – Todos os direitos reservados