Magis Engenharia

+300 projetos para download

de ESTRUTURAS METÁLICAS →

Por que o preço do aço subiu tanto?

Por que o preço do aço subiu tanto?

Essa pergunta precisa, primeiramente, de uma breve introdução:

Desde o início de 2020 apareceram diversos sinais de alta nos preços do aço industrial e de construção civil davam indícios de alta. O aquecimento da economia mundial e principalmente da China, pressionaram o preço do minério de ferro (principal matéria prima do aço).
O preço vinha há anos em queda e pareciam finalmente estarem em um ponto de reversão, então por que o preço do aço subiu? Um imprevisto aconteceu:

O que ninguém esperava.

  A pandemia, logo após o inicio do ano de 2020, trouxe incertezas ao mercado. As demandas para uso de aço e outros derivados caíram bruscamente por conta do medo generalizado. Após alguns meses, a China começou sua reabertura, enquanto o resto do mundo não. A demanda de aço e minério de ferro na China aumentou a níveis nunca vistos, por conta da economia em crescimento. Em contrapartida, a economia mundial demorou a acompanhar o ritmo chinês. Entre lockdowns e fechamentos parciais de parte da indústria, o desabastecimento de minério de ferro na China só fez o preço subir cada vez mais.
  Os maiores produtores de minério de ferro do mundo – Brasil e Austrália – tiveram reduções drásticas na produção.
  O Brasil por exemplo, nos primeiros 3 meses do ano passado, teve queda de 18% em relação aos mesmos 3 meses do ano de 2019.
  O aço bruto no Brasil demorou a se recuperar: a produção caiu cerca de 4,90%, devido ao desligamento de alto-fornos e a demora para religá-los.
  Com essa falta de oferta, no fim do ano de 2020 o preço do minério de ferro já havia subido 74%, e o aço quase dobrou de preço, subindo mais de 85%.

IhpYuPx7
Minério de ferro - preço em 2020

Ano novo, preço novo.

  O ano de 2021 começou com o aço sob pressão. Além de todo o movimento nas ofertas e alta demanda oriental, a China e a Austrália estão travando uma briga comercial que está influenciando bastante no preço dos insumos provenientes do minério de ferro.
  A Austrália, um dos maiores produtores de minério de ferro do mundo, ameaçou limitar a exportação de minério de ferro para a China, o que causou temor e correria na reserva de novas remessas.
  Com essas tensões entre os dois países, a tonelada do vergalhão de aço chegou a níveis nunca vistos antes, custando mais de US$955 dólares, enquanto a tonelada do minério de ferro chegou perto dos US$220 dólares.

Aço hoje: nunca antes visto.

  No Brasil, os preços parecem ter se estabilizado por conta de uma baixa demanda chinesa por conta da época de chuvas que o país está passando hoje. Além disso, o que mais contribuiu para estabilização atual do preço foi a queda do dólar, com movimentos do governo para aquecer a economia.
  Apesar da estabilização, o preço do aço no mercado está em níveis nunca vistos antes, causando problemas na indústria de base, que tem menos poder de repasse de preços aos consumidores finais.

sHLJHvIb

Aço amanhã: tensão sem previsão.

  A tensão comercial entre Austrália e China não tem perspectivas, ainda mais com o andamento de investigações sobre a origem do novo CoronaVírus por parte do governo americano.
  Então, por que o preço do aço subiu?

  A regra ainda parece ser clara: Se houver qualquer diminuição no fornecimento de minério de ferro para China, seja por parte da Austrália, ou mais difícil, por parte do Brasil, os preços tendem a avançar mais.
  Por outro lado, se houver qualquer possibilidade de freio na economia chinesa, seja com retaliações de outros países ou queda na produção industrial, os preços do aço tendem a baixar.
  O futuro é, como sempre, uma incógnita.

Conheça nossos produtos:

Posts Relacionados à Galpão de Estrutura Metálica

Todas as imagens deste artigo foram obtidas em nossos produtos, projetos ou programas. Eles estão disponíveis para download clicando no botão abaixo

Artigos relacionados:

Mercado de galpões
O que é ferrugem?
Qual portão ideal?
trabalho-em-altura
Segurança no trabalho em altura
Soldas-para-estruturas-metalicas
Qual a melhor solda?

Magis Treinamentos LTDA

AD MAJOREM DEI GLORIAM

® 2022 – Todos os direitos reservados